MARKETING DIGITAL
JÁ OUVIU FALAR DOS 4Ps DO MARKETING?
São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.
Já ouviu falar sobre os 4 Ps do marketing? São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.
Ter um negócio de sucesso, tem na sua essência a necessidade de vender, só que para isso é preciso construir a sua marca.
E isso significa muito mais do que abrir um canal de vendas e “expor a mercadoria”.
É preciso desenhar e construir a sua marca sobre mais do que um pilar.
Quer um exemplo que todo o mundo conhece? As Havaianas. Uma simples sandália de borracha.
Há pouco mais de 20 anos, era das mais simples e baratas, vendidas em mercados e voltadas para o público de baixo poder aquisitivo.
Só que, em 1994, a empresa lançou a “Havaianas TOP”.
Ao invés das clássicas solas brancas e tiras azuis ou pretas, a nova linha vinha em cores fortes, um salto mais alto no calcanhar e logo em relevo.
A partir de uma campanha inteligente, com publicidades originais e bem humoradas (que se tornaram marca da empresa, já viu a publicidade com a atriz Suzana Vieira?), passaram a tornar-se objeto de desejo, mesmo que mais caras que o modelo antigo.
A distribuição também sofreu uma grande mudança.
Cores e modelos passaram a ser escolhidos de acordo com o público.
O resultado foi um crescimento exponencial que, inclusive, fez com que a empresa criasse uma área voltada especificamente para o comércio exterior.
Hoje, a sandália continua a ocupar o status de artigo típico brasileiro, com diversas lojas espalhadas pelo país, aliás, pelo mundo…
Agora vamos voltar à nossa situação: não bastaria a Havaianas criar sandálias coloridas (Produto), com uma nova tabela de valores (Preço), investir numa dinâmica de distribuição e venda (Praça) ou fazer propagandas divertidas e coloridas (Promoção).
O sucesso desse case, está justamente no equilíbrio desses 4 setores, trabalhando para fortalecer a marca frente a um público-alvo muito bem selecionado.
E a sua empresa, tem combinado bem esses 4 pilares?
Se quer saber mais de como aplicar também na sua marca/empresa, entre em contacto com a nossa Equipa.